sexta-feira, 22 de maio de 2009

Refinados como o ouro




“O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, mas o Senhor prova os corações.” Pv17:3

Esse versículo tem estado muito presente nos dias que tenho passado em Beira. Desde que cheguei aqui, as coisas pareciam ter congelado. Os problemas aumentaram, o trabalho não fluía como antes, minha equipe já não estava tão disposta, e tudo parecia estar se fechando para nós. Mas um dia, enquanto conversávamos, minha amiga Tati nos trouxe uma reflexão sobre o ouro.
Para que o ouro seja refinado, é necessário que ele passe por várias temperaturas diferentes. Quanto mais puro o ouro, mais alta a temperatura que este passou para ser refinado. Creio que assim somos nós, pois à medida que vamos estreitando nosso relacionamento com Deus e nos permitimos ser refinados por ele, este fogo que é o próprio Deus tende a nos purificar. No início nos parece confortável, pois o calor é agradável, mas com o tempo a temperatura vai aumentando e o calor passa a incomodar, pois este mesmo fogo não somente refina, mas ele deforma as nossas vontades, os nossos desejos, as nossas expectativas, nos tornando cada vez mais parecidos com o Ourives.
Nem sempre fazer a vontade de Deus vai ser confortável, mas sempre será recompensadora. Por isso estou a cada dia mais feliz por trabalhar para meu Pai, pois Ele tem me fortalecido e me ensinado em cada situação.
No entanto, esta semana as portas começaram a se abrir e o trabalho parece estar fluindo novamente. Percebi isso ao iniciarmos um trabalho em um bairro de periferia ao lado de nossa casa. A sensação que eu tinha era de estar em outro país, pois a realidade deste povoado é de extrema miséria e escassez.
Logo no início da caminhada, em um vilarejo por entre as casas, vi no caminho uma menina de cerca de oito anos deitada no chão enrolada em um cobertor. No calor que eu estava sentindo eu estranhei o motivo do cobertor e coloquei a mão em seu rosto. A menina queimava em febre e após fazer uma oração pedi para chamar os pais dela. Mas pra aumentar ainda mais a minha indignação, os pais estavam há meses na machamba ( como são chamados os trabalhos de plantio e colheita), e as filhas estavam sozinhas em casa, aos cuidados dos vizinhos que mal tinham comida para eles. Resolvi então levá-la a um posto médico, mas só poderia fazê-lo na companhia de um responsável, e infelizmente nenhum vizinho se dispôs a me ajudar. Uma das vizinhas me garantiu que a levaria ao médico na manhã seguinte, e tive que voltar para casa sabendo que a Lídia dormiria mais uma noite com febre e sem ter nada para comer.
É muito triste ver tantas necessidades e não poder supri-las, mas estou certa que somente a presença de Cristo pode trazer transformação.
Neste mesmo dia, enquanto voltávamos para casa tive outra surpresa. Um grupo de rapazes nos parou no meio do caminho, para perguntar a respeito do trabalho que estávamos fazendo naquele lugar. Foi então que nos questionaram dizendo que não podíamos ser pregadoras da Palavra, pois na visão deles as mulheres não podem exercer esta função, pois devem ser submissas, no sentido de estarem sempre caladas e atrás dos homens.
Não quisemos discutir, e nem quisemos saber qual era a religião deles, mas fiquei espantada em saber que esta realidade está presente em pleno século XXI, e entendi tudo isso como uma afronta já que estamos iniciando um trabalho tão lindo neste bairro.
Estamos com muita expectativa para este projeto e tenho certeza que esse sonho nasceu primeiramente no coração de Deus, e Ele nos ajudará a fazer da melhor forma possível.

Curiosidades:
Aqui em Beira não existem empregadas domésticas, e sim empregados domésticos. Este serviço é sempre ocupado por rapazes de cerca de 20 anos, e que por sinal são muito bons no que fazem.
Tanto aqui como na maioria dos países africanos, as mulheres em sua maioria usam saias ou capulanas, mas aqui senti isso muito forte. Mulheres que usam calça não são bem vistas.


Um grande abraço pra todos e assim que puder mando mais notícias!!!

3 comentários:

  1. Glória a Deus ....
    Deus tem nos colocado a orar por vcs ai
    e ele tem confirmado a cada dia que o mover dele estara não só ai em Beira, mais em toda africa, atraves de canais de benção q sairam daqui do Brasil para abençoar este povo...essas são vcs
    Mais Deus tem falado ..
    'ficai pois em Jerusalem, até que do alto sejais revestidos de poder... meditem nisto

    amem a paz
    estou mto feliz por vcs

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz e grata ao Senhor por abrir uma página e ver pessoas que poderiam estar vivendo para si; preocupando - se em pregar o Santo Evangelho.Louvo a Deus porque os "POUCOS ESCOLHIDOS" estão atendendo ao chamado.Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  3. pessoas como vc faz o mundo acreditar em um verdadeiro evangelho

    ResponderExcluir