domingo, 3 de maio de 2009

Cidade de Beira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Olá!!! Já faz uma semana que estou em Beira, mas só estou escrevendo agora devido à correria. Viemos de ônibus no domingo passado, saímos de lá pela madrugada e viajamos por quase quatorze horas. Pra minha surpresa o ônibus era ótimo, com direito a lanches servidos por eles e tudo, mas não porque era um favor da companhia de viagem, mas justamente porque não havia nada na estrada a não ser casinhas muito simples e feitas de caniço.
A viagem foi longa, e era muito difícil compreender que estávamos deixando aquelas pessoas que tínhamos conhecido em Maputo. Chorei muito pra me despedir do Pr. Jessé e da Pra. Raquel. Essa família nos marcou muito com seu amor pela obra e dedicação. O trabalho que eles desenvolvem em Maputo é um exemplo, e milhares de vidas estão sendo abençoadas por eles. Além do trabalho do orfanato e escola, realizam um trabalho muito grande chamado Som do Céu que tem sido falado e admirado por toda a região.
Mas não é só isso. O que mais me marcou foi o carinho e atenção que eles nos deram esse tempo, pois assim como médicos ficam frios com o tempo, percebo que missionários também, pois começam a perder a sensibilidade. Mas ao contrário disso, aquela família nos cuidou e tratou como ninguém mais faria. E por isso fiz questão de citar o nome deles, pois o próprio Deus nos diz que devemos dar honra a quem merece honra.
Bom, fora a saudade que estou sentindo deles, estamos nos adaptando a essa nova cidade. Passamos a primeira semana organizando o apartamento que iremos morar. Aqui tudo é extremamente caro, e um simples apartamento está por volta de 500 dólares, mas graças a Deus conseguimos um por 300. Agora estamos organizando a compra de algumas coisas como fogão, geladeira e colchões para que possamos mudar para lá. Enquanto isso estamos morando na casa de um casal de missionários.
A cidade é completamente diferente de Maputo. Aparenta ser menor, e não é muito bonita, pois a grande maioria das casas é destruída, devido a uma lei que o governo fez, impondo uma taxa para reformar ou pintar qualquer propriedade. Por isso ninguém tem condições de reformar a não ser uma pequena minoria da população.
Sem falar que o dialeto é outro, chamado Sena, e os costumes são um pouco diferentes. Uma coisa que me chamou atenção foi que os rapazes daqui tem o costume de andar de mãos dadas. Eu estranhei e perguntei para o missionário daqui que é Moçambicano. Ele disse que isso é muito natural aqui, pois se um homem é amigo, ele será amigo de verdade, a ponto de andar de mãos dadas. Mas o mesmo não ocorre com freqüência para as meninas.
Aqui muitos vivem da pesca, e logo pela manhã a praia está cheia de pescadores, sem falar na areia que fica forrada de peixes que são espalhados pelo chão para secar. O cheiro não é nada agradável. Vocês devem imaginar.
Neste tempo irei trabalhar dando aulas de evangelismo em um seminário teológico, direcionar o culto das crianças, e realizar algumas outras coisas que estou estudando, como um trabalho nos hospitais, visitas na favela e aulas de reforço escolar. Não sei exatamente se vou conseguir cumprir todas essas coisas, mas esses são meus planos por enquanto.
Acostumar-me aqui em Beira não tem sido muito fácil, mas creio que estou passando pelo tão famoso “Choque cultural”. São reações a coisas simples como a falta do pão francês e o cafezinho preto que temos sempre no Brasil e aqui não são encontrados, o clima que é até mais quente e abafado do que Maputo e diversas outras coisinhas. Sei que é algo natural, que todo missionário passa, mas peço que estejam intercedendo por mim e minha equipe. Iremos vencer tudo isso e completar a obra que Deus reservou pra nós.
Ontem ministrei minha primeira aula no seminário, gostei muito e creio que os alunos também. Foi um desafio pra mim, pois eu nunca havia dado aula para adultos. Fora isso preguei hoje no culto. A igreja daqui não é muito grande, mas bem legal.
Assim que tiver mais novidades estarei escrevendo novamente. Saudade imensa de todos vocês!!!

3 comentários:

  1. Bruna você é um exemplo!!!

    saudades enormes!
    Beijo grande e que Deus abençoe vc e sua equipe, em nome de Jesus!
    carolzinha comin

    ResponderExcluir
  2. OI brunaaaaaaaaa!!!!lindaaaaaaaa vc é demais mesmo n tinha visto tudo isso ainda pirei ...parabénsssss...forçaaaaaaa....
    saudades de vc e olha...estou orando muito por essas crianças ai....parabéns dnv!!
    até ++++
    bjusss e abçossss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh Deus está ai fica sussa rsrs....
    a força vem Dele e não dos braços lembre-se!!!
    Vc é muito capacitada...e tem muita competencia viu...cada gota de suor sua Deus esta secando e te dando novas forças!!!!
    Deus abençoe vc muito !!!!
    Parabéns dnv!!!!!

    ResponderExcluir