sábado, 4 de julho de 2009

ÁFRICA ???




Por essa eu não esperava: sentir frio na África!!! Nesta fase do ano, o clima seco e quente dá lugar a um clima frio e úmido que vai até agosto. Pois é, acredite se quiser, aqui faz frio.
Antes de vir pra cá, eu pensava que encontraria um calor de mais de 40 graus, como me diziam, mas vejo que não é bem assim, e com isso estive refletindo um pouco sobre a visão que temos da África. E obedecendo ao pedido de muitos daqui, quero passar a imagem verdadeira de Moçambique.
Quando pensamos em África, pensamos em animais selvagens, pessoas passando fome, muito calor e pobreza, pois é assim que a mídia nos mostra. Mas quando pisamos neste continente percebemos que isso não é verdade.

Sei que o que as pessoas gostam de ouvir é que estou vendo tudo isso, mas não posso ser mais uma pessoa que vai passar adiante essa visão distorcida daqui.
Tenho conversado muito com os jovens de Beira a respeito disso, e eles diziam o quanto ficam tristes com a atitude das pessoas que vendem uma imagem falsa da África.

Segundo eles, muitas pessoas quando vem para Moçambique trazem bolsas cheias de comida, para distribuir para o povo. Como se aqui não houvesse comida. Isso sem falar na quantidade de pessoas que nos perguntam se aqui temos que comer cabeça de macaco, ou se temos coisas comuns como telefone, Internet, e banheiro.

Bom, o motivo pelo qual estou escrevendo sobre isso, é para que tomemos cuidado ao ler uma revista ou assistir televisão, para que não aceitemos qualquer informação sobre este povo sem constatar a veracidade de tudo isso.
Moçambique é sim um país sofrido, pois faz apenas 17 anos que saiu de um período de guerra, mas é também um dos países pós-guerra que se recuperou mais rápido.
Não seja mais um a destruir a imagem desse continente...Ore para que seja ainda mais próspero e abençoado!!

2 comentários:

  1. Olá Bruna..primeiro quero me apresentar e dizer como cheguei ao seu blog...seguinte meu nome é Pedro sou de São José dos Campos do Ministério Consolador de Israel onde o Apostolo é o Mauricio, conheci a sua tia Simone esse mês em um congresso na cidade de Taubaté, falavamos a respeito de missões dai disse que meu sonho é a africa, foi quando ela me falou de vc e me passou o teu cartão, por isso conheci o seu blog.
    No final desse mês estarei indo pra Campos do Jordão pra estabelecer altares do Senhor...e fazer evangelismo la...vou me encontrar com a sua tia la....espero desenvolver uma amizade com vc e ser um intercessor..para que o Senhor Te use muito ai....

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!

    Ja li todos os seus textos, inclusive o ultimo que compartilha sobre vossa experiencia no hospital, mas este me chamou muita atencao, deves imaginar porque, e mesmo pelo ti tulo "ÁFRICA ??? ". Talvez dispertou me mais curiosidade, em querer saber o que ia dizer sobre este continente que me viu a nascer.

    Ao ler o texto, fui constatando que duma forma geral, falaste de Africa, mas particularmente de Mocambique, tanto que, notei que ja tens bons conhecimento acerca de Mocambique, ao afirmar o seguinte:

    "Moçambique é sim um país sofrido, pois faz apenas 17 anos que saiu de um período de guerra, mas é também um dos países pós-guerra que se recuperou mais rápido.
    "
    Mas na verdade o que me levou a escrever, e simplismente para te parabenizar, nao pelo facto de ter discoberto que Africa nao e o que vc pensava ser, porque saber isso nao e nenhuma virtude,porque qualquer um que tiver oportunidade de visitar a Africa descobre realidade e inclusive os que passam ima gem distocida de Afric, sabem que o que dizem nao o que Africa e, contudo te parabenizo por ter tomado inniciativa de atravez da escrita ilucidar os outros que continuam sendo confundidos.

    Gostaria tambem de compartilhar ainda neste comentario algumas questoes.

    Perante esse senario, em que alguns politicos, alguns missionarios, algumas pessoas singulares... promevem uma imagem deturpada de Africa, urge questionar:
    O que que pretendem com isso? Que Africa e pobre, caraterizada pela miseria, fome, corrupcao, guerras, e o continente mais atrazado do mundo, ninguem questiona, muito menos eu, mas a questao e: qual e a intencao de mostrar um extremo(o da miseria) e ocultar o outro? Tenndo em conta que Africa,nao tem apenas coisas negativas.

    Neste comentario, nao vou hipotetizar as respostas as questoes aqui lenvantadas, porem limitar-me-ei em pedir que possamos reflitir sobre as mesmas.

    A minha oracao e que Des tenha missercordia de todos que em nome da pobresa africana, vao multiplicando as suas contas bancarias, comprando ou construindo grandes massoes, comprando carros de ultos lancamentos, fazendo inclusive turismo para Africa e para varios cantos do mundo...

    A segunda oracao, do fundo do meu coracao, e que Deus possa abencoar enriquecer espiritual e materialmente, todos os que como vc, fazem tudo para ver a Africa salva do inferno, da pobreza material de modo que alcance o desenvolvimento em todas vertentes.

    Te admiro mtoooooooooooooo!!!

    Deus te bencoe e continue te usando

    ResponderExcluir