segunda-feira, 15 de junho de 2009

Visitas em Dondo e Buzi


Olá....tive uma semana bem cheia e queria compartilhar um pouco com vocês. Iniciei nessa quinta feira as aulas de Capelania hospitalar, e fiquei muito contente com a quantidade de pessoas que estiveram lá. Foi muito muito interessante, discutimos um pouco sobre a necessidade de visitarmos os enfermos, e como eles se sentem em estar dentro de um hospital, rodeados de estranhos e longe de seus familiares e rotina. Teremos mais algumas aulas antes de iniciar as visitas, e a expectativa para o trabalho só tem aumentado.

No final de semana fizemos duas viagens. No sábado pela manhã fomos com seis mulheres daqui para Dondo, uma cidade bem próxima para participar de um culto de mulheres. O culto estava marcado para as nove da manha, mas só começou as onze da manhã, pois como eles mesmo dizem, atrazo é algo natural para o moçambicano. Enquanto esperávamos, fiquei aprendendo sobre como usar a capulana, que é um acessório indispensável para as mulheres daqui. Elas nào saem de casa sem estar usando uma capulana na cintura e uma na cabeça. E nós, como missionárias nesse país, temos que saber usar.

Foi um culto muito engraçado, com danças diferentes de todas que eu já tinha visto por aqui. Falamos sobre casamento, e depois serviran-nos "marreu''. Uma bebida típica daqui, feita com farinha de mandioca fermentada e leite, que por sinal está presente na maioria das festas. Mas tenho que assumir que não gostei muito!!!kkk

No dia seguinte fizemos uma viagem um pouco mais longa. Saímos daqui cerca de cinco da manhã, e viajamos por quatro horas, sendo que a maior parte da estrada era de terra. Enfim, chegamos em Buzi, uma pequena cidade. Fomos para conhecer a igreja que está sendo implantada alí. Tivemos um tempo muito especial com eles, pois todos se sentem muito honrados ao receber visitantes. Após o culto nos serviram um almoço muuito bom!! Creio que uma das melhores comidas que já experimentei. Frango com caldo de coco. Mas o que mais me chamou a atençao foi que antes de comermos, uma das mulheres lavou as mãos de cada um de nós, com um jarro de água e uma bacia. Me lembrei muito de Jesus nesse momento, quendo lavava os pés de seus discípulos.

Tenho vivido situações maravilhosas aqui, e agradeço a Deus por cada minuto de minha vida neste lugar. Alguns me perguntam o propósito de deixar tudo para um trabalho como este, mas se formos ver a vida de Jesus, saberemos que isso não é nada, diante de todo o seu Sacrifício por nós.


Um abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Eu tô com muitaaaaaaa saudade! Nem sei oq dizer toda vez que leio tudo q vc escreve. Adoro saber as novidades e ver que está bem. Te amo demais! E não vejo a hora de te ver novamente. Milhões de Beijos.

    ResponderExcluir