segunda-feira, 30 de março de 2009

Yessu a Kanaka !!!!!







O tempo aqui está voando. Mais uma semana se passou, e tantas coisas aconteceram nesses dias. Tenho me empenhado bastante nas aulinhas de reforço e na decoração da escola. Mas esta semana foi um pouco mais corrida porque recebemos a notícia de que a Primeira Dama de Moçambique faria uma visita ao Projeto Arco Íris, e infelizmente foi desmarcada.
Mas o que me chamou muito a atenção foi o fato deste projeto ser tão reconhecido no país. As pessoas que moram aqui dizem que antes do projeto iniciar, esse bairro, apesar de ser muito grande, era uma parte esquecida na cidade. Não haviam ruas asfaltadas, escolas, clínicas, enfim, quase nada. E há onze ou doze anos atrás, quando o Pr. Jessé e Pra. Raquel vieram pra cá, o bairro começou a se expandir. Hoje, as ruas são asfaltadas, já existe energia, água, e a parte da educação está bem melhor.
Isso sem falar no que o projeto Arco Íris oferece. Dentro do centro existe pré-escola, escola de primeira à quinta série, salão de beleza, igreja, carpintaria, campo de futebol e uma bomba de água que oferece água para pessoas que moram por perto e não possuem água encanada. Tudo isso tem chamado a atenção do governo, e significa que estão sendo referenciais no país.
Fora isso, essa semana tive uma experiência fantástica! Fizemos uma visita a uma Ilha, chamada Catembe. As crianças são extremamente carentes de recursos, de estrutura, e de saneamento. Então, a cada quinze dias, uma equipe do centro Arco-íris realiza um trabalho lá, sempre aos sábados. Foi maravilhoso poder participar de tudo isso. Fizemos apresentações com músicas e teatros para entreter as crianças, no entanto o que mais me tocou foi o momento da distribuição de pães, no qual a alegria das crianças foi tão grande, que acabou me comovendo.
Essa semana também fiquei muito contente com algumas coisas que Deus fez, pois apesar do meu esforço para alfabetizar as crianças, não estava notando muita mudança. Então, Deus nos deu uma direção de fazermos aulas passeio com as crianças. Seriam aulas no gramado, afim de que elas ficassem mais desinibidas, e assim nós pudéssemos orar pelo entendimento de cada uma delas. Após fazer isso, nos surpreendemos com o progresso. Apesar das muitas dificuldades que ainda possuem, estão evoluindo muito mais rápido. Como no caso da Emília, uma aluninha que mal escrevia a primeira letra de seu nome, e agora está escrevendo sozinha.
Bom, pra terminar, gostaria de contar sobre um aniversário de uma criança de nove anos que estivemos. Assim que nos convidaram, pensamos que seria uma festinha simples, como as que temos no Brasil, com bolo e parabéns. Mas na cultura deles, o aniversário é algo muito importante. Significa mais um ano de vida, e isso é uma vitória em um país que os jovens morrem tão cedo. Quando chegamos, as crianças estavam todas sentadas em uma esteira, cantando, mas todas comportadas. Só estavam nos esperando pra iniciar a festa. Assim que chegamos, as crianças começaram a cantar uma música que dizia “ huma Henrique, huma...huma Henrique, huma...” Significa, saia Henrique, saia. Então o Henrique saiu da casa de terno e gravata, acompanhado pela madrinha e mais alguns parentes. Todos usando vestidos longos de festa e na mesa, haviam algumas cadeiras reservadas só pra eles. A festa continuou com outra música, que dizia, corte o bolo, pois queremos comer...hehehhehe...é muito diferente. Então ele corta o bolo e serve um pedaço na boca dos pais e madrinha. Depois disso começam a servir a comida. Aqueles que estão na mesa comem de tudo, mas as crianças que estavam na esteira, só comem arroz e feijão. Isso no Brasil seria uma falta de educação!! Kkkk Depois, todos que trouxeram presentes são chamados na mesa para entregar a ele, e assim a festa continua.
Enfim, por hoje é só. Vou ficando por aqui, e assim que puder mando mais notícias.
Continuem orando por mim, estarei orando pr vocês também!!

3 comentários:

  1. Cada dia que passa e cada vez que você posta algo novo, meu orgulho aumenta e minha saudade também.
    Você não faz idéia do tamanho da minha felicidade em te ver aí, nessa cultura tão diferente e num lugar tão longe de todos.
    É realmente lindo tudo isso e imagino que seja uma experiência realmente única.
    Não vejo a hora de você voltar cheia de histórias pra contar...
    Bru, que seus dias sejam cheios de alegrias e realizações.
    Que cada dia seja único e que você aproveite cada segundo dessa experiência maravilhosa.
    Tenho certeza que toda a comunidade sentirá MUITO sua falta quando você vier embora, pois onde você passa você deixa um pouquinho dessa pessoa linda que é você.

    Te Amo muito!

    Mtos beijos

    ResponderExcluir
  2. oiiii Bruninha

    q contraste loko ai né
    ...
    o lado rico com o podre ////lados opostos no mesmo lugar

    Estou mto feliz com o q Deus tem feito a cada dia ai

    aqui agente soh comendo camar~~ao na moranga
    rsrsrsrsq nada
    decidimos fazer soh qdo vc voltar ta
    rsrsr

    Bjus

    Fka com Deus

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruninha,fico anciosa esperando noticias sua e quando vc escreve não me contenho e desato a chorar...........
    Estou muito feliz com a alegria que vc transmite e de ver o trabalho que vc tem desenvolvido aí.
    Que Deus continue acrescentando a cada dia novas estratégias e sabedoria para abençoar este povo.
    Estamos com muitas saudades ,mas muito orgulhosos de voce..........
    Beijos..........
    Te amamos muito !!!!

    ResponderExcluir