terça-feira, 10 de março de 2009

Pisando na terra prometida!!!


Cheguei!!! Nem acredito que estou na áfrica, e nem preciso dizer que está sendo a melhor experiência da minha vida, né. A diferença do Brasil já era notória quando entramos no avião, que fomos recebidos por uma música africana linda, as pessoas, em sua maioria negros e vestindo roupas coloridas, e o que mais tivemos dificuldade: a língua!! Aiii, que apuro...todos falavam inglês, e os que falavam português, nós também não estávamos entendendo por ser o português de Portugal, mas muito mais carregado. Então quando o comissário de bordo vinha nos servir, primeiro falava em inglês o que tinha, como não entendíamos, ele tentava falar em português, e dizia: Temos tosta de queijo e fiambre...hehehe....não tinha nem idéia do que era, mas agora já estamos nos acostumando com esse português. Tosta de queijo e fiambre é misto quente de presunto e queijo. Depois, quando estávamos na fila, veio um homem e nos perguntou: É bixa? Nós começamos a rir, o que ele estava dizendo??? Mas depois nos explicaram que bixa é fila, e por aí vai, são milhares de palavras diferentes do nosso vocabulário.
O avião pousou na África do Sul, e lá ficamos por umas duas horas até pegar o outro avião para Moçambique. O aeroporto de lá é muito bonito e já está todo sendo reformado para a copa do ano que vem. Lá, o que mais me chamou a atenção foram as mulheres sul africanas, que andam muito bem vestidas, com penteados muito diferentes e escandalosos.
Mas, enfim, chegamos em Maputo. Aqui, o aeroporto é muito mais simples, parecido com o de Porto seguro, em tamanho e desorganização. Como entra muita droga no país, a burocracia para entrar é muito grande, e as pessoas não são muito simpáticas. Como eu e minhas amigas estávamos levando duas caixas de bíblias, eles nos fizeram abrir tudo pra ver se não era droga, perguntaram o que tinha dentro das bolsas, mas no final ficou tudo bem.
A essa hora já estávamos mortas de sono e cansaço, pois no nosso horario brasileiro, a essa hora eram duas da madrugada, e aqui eram sete da manha, entao tivemos dois dias e uma noite. Depois de quase uma hora de carro até chegarmos no Projeto Arco Íris, tivemos a recompensa. O lugar é Maravilhoso. É um sítio bem grande, duas casas para as crianças do orfanato, uma escolinha que recebe crianças dos bairros próximos também, o refeitório e a cozinha que são em outra casa, duas casas para os missionários do projeto e três casas para equipes missionárias visitantes.
Pr. Jessé e Pr. Raquel são os missionários que estão nos recebendo. São muito atenciosos e fazem um trabalho muito interessante aqui. As crianças são ensinadas desde cedo sobre os princípios bíblicos, e cada criança tem sua função aqui dentro. Isso é muito bom, porque assim crescem como jovens responsáveis e maduros.
Por exemplo, na escolinha, não é preciso gritar em uma sala de mais de quarenta alunos, porque eles falam baixo e quando precisam de algo chamam a professora como senhora professora.
Os cultos são totalmente diferentes do que vemos no Brasil. O que mais me tocou foi a hora da oferta que todos ofertam, não fica nenhum sentado, e é a hora mais feliz do culto. Eles vão dançando e cantando muito!!!
Faz parte da cultura deles também não ir somente de calça à igreja, temos que amarram um pano na cintura, por cima da calça, parecido com as cangas que usamos pra ir à praia.
A alimentação daqui é muito diferente, ontem comemos ximo de milho, parece um perê de milho, com creme de amendoim e atum. Aiii, não foi tão fácil comer não viu! Hehe...Outra dificuldade tem sido com a troca de dólar para meticais, ou reais para meticais. Às vezes fazemos uma confusão, mas já sabemos que para cada dólar são 7 meticais, e para cada real são doze meticais. Entendeu?? Confuso né...
Eu já comecei a dar aula pra uma turminha que está com muita dificuldade na escrita. São seis aluninhos, todos de seis e sete anos. Estou amando!!!
Mas sei que ainda tem muita coisa pela frente, afinal só estou aqui a quatro dias, e conforme as possibilidades estarei contando pra vocês!!!

Deus abençõe!!!!

6 comentários:

  1. Não!!!!! Eu tenho que ser a primeira a comentar.......Blogs foram criados por Deus!!!!....heheheh...Demais tudo que você escreveu,parece até capítulo de livro de missões...que bom que chegaram bem, graças a Deus, agora é entrar de cara em TUDO que Deus tem preparado pra você bru, é dai para frente.....Demais as fotos que voc~e colocaou no orkut também, lindas...e to acompanahndo tudo pode ter certeza, hoje orei por vc e toda equipe....Que Deus use vocês como embaixadores Dele neste lugar. te amuuu bruuuuu....maysa

    ResponderExcluir
  2. Bruuu Que demais !!! Estou acompanhando td de perto !!! Estou orando por vcs!!! Conta comigo!!! Demais seu blog ... AMEI!!! EDIFICANTE e EMOCIONANTE!!! Te amo migaaaa saudades demais de vc!!! Bjuuu Débora.

    ResponderExcluir
  3. oiiiiiiiiii bruna td beim
    q bom q vc xegou beim ai

    q bençãos aquelas fotus suas la ehim
    estamos com saudade de vc ja
    e orando por ti e pelo ministerio ai

    ahhh e com uma professora como vc aqueles seus 6 aluninhos daqui a alguns dias estarao escrevendo livros de adoração q edificarão toda africa

    aqui ta td beim graças a Deus
    rsrsr ontem tivemos discusão sobre o livro, uma bençao né
    e no final a malu ficou tentando saber como Deus nasceu???...ou como ele veio a existir ,, ai imagina né foi risada a nite inteira
    ela axava q Deus era um cabeção q tudo via rsrsrsrsrsrs

    ai ela ficou imaginando se Deus ñ dava risada das nossas piadas rsrsrs

    foi muito bom
    ...

    estamos com saudade
    bjus ,,, manda mais noticias assim q der ta

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna fiquei feliz de ter notícias suas, (por vc mesmo rsrsrs) saber de perto das suas novas experiencias....Deus com certeza está te guiando e te direcinando a cada dia
    bjuss
    Ia Cris..(Pinelli)

    ResponderExcluir
  5. Fala Madre!!!!

    Meu Deus... e não é que foi mesmo.
    Só de ver as fotos já da pra imaginar o quanto
    deve estar sendo especial.
    Estamos aqui orando por você, para que vc seja um instrumento do fluir de Deus para este povo.

    Grande abraço. Fica na PAZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bruna, estou orgulhosa de você. Os homens de Deus são corajosos e você é pessoa de garra. Será muito abençoada, "que você seja uma Débora, guerreira, corajosa, profetiza e juiza. Deus envia seus anjos ao redor daqueles que O temem e os livra do mal.
    Receba todo amor do Senhor e o meu também

    Beijos, sua avó Irene da Matta Pinelli.

    ResponderExcluir