segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Despedindo de Beira...












Passei as últimas semanas sem escrever, pois somente agora encontrei um tempinho pra mandar notícias, apesar da ansiedade que eu estava pra compartilhar tudo o que vivemos nesses dias. Tanta ansiedade que estou escrevendo no carro, enquanto viajamos pra Maputo.
Ontem finalizamos nosso trabalho em Beira, mas assumo que foi com o coração apertado, pois essas pessoas passaram a fazer parte de nossas vidas nesses meses que vivemos aqui.
Por isso tivemos dias cheios, nos despedindo de todos e finalizando nossos trabalhos.
No sábado, dia 18 de Outubro, fizemos uma grande despedida para as crianças do Bairro Shota. Foi além das nossas expectativas!! Entramos no bairro cantando uma música de soldados de Cristo, em posição de exército pra chamar a atenção e convidá-las pra festa, mas nem era preciso fazer tanto barulho, pois estávamos com o rosto pintado e isso já chamava atenção suficiente. Conforme elas ouviam nosso barulho iam se juntando à fila e marchando com a gente.
Começamos com brincadeiras pra envolvê-las, e depois de um período de músicas e danças, passamos para o teatro, no qual apresentamos a vida de Davi resumidamente através de uma comédia.
Depois tivemos que dividi-los em grupos pra fazermos a gincana e distribuir o lanche. Levamos cachorro quente, suco e doces, que fez muito sucesso, ainda mais porque soubemos que muitos nunca tinha comido salsicha, então foi uma novidade deliciosa eu creio...kk
Tirando alguns contra tempos, como um homem embriagado que me deixou brava, por tentar roubar o lanche das crianças e uma mulher que bateu na cabeça de seu filho na minha frente, o resto correu bem.
Foi um dia maravilhoso!! Despedimos-nos de uma forma bem alegre pra não deixar marcas nas crianças.
Depois foi a vez de nos despedirmos das mulheres, e pra elas fizemos um almoço muito especial em nossa casa. Cada uma trouxe um prato, e nós preparamos o frango e a carne. Foi ótimo comer com elas e nos despedir levando uma pequena palavra de agradecimento e uma lembrança pra cada uma.
Reservamos também uma tarde pra nos despedirmos do projeto de Capelania Hospitalar. Como são todos jovens, preparamos um cinema em casa, com pipoca suco e tudo mais. Assistimos o filme “Sete Vidas”, que conta a história de um homem que acidentalmente mata sete pessoas, inclusive sua noiva, e após o ocorrido resolve salvar a vida de outras sete, doando a sua. Um pouco triste, mas com muitos ensinamentos.
Depois de assistirmos o filme, foi o momento de passar a liderança do trabalho, pois eu estive liderando por esses meses, mas tenho certeza que terá uma continuidade e com muito mais alcance. Decidimos juntos que dois dos dez jovens estarão responsáveis por liderar o trabalho, e também irão continuar a confecção das pulseiras e brincos para ajudá-los com o dinheiro do transporte.
Tivemos também a despedida do Seminário Teológico, o qual lecionamos durante o tempo que estivemos aqui. Fizemos a despedida na praia, em uma manha.
Mas, uma das pessoas que mais me deixou triste ao me despedir foi a Rute. Ela e as outras crianças foram em casa um dia à noite apenas pra conversar, porque no dia anterior eu havia falado pra ela que eu estava indo embora e ela disse que tinha ido dormir sem comer por estar triste com a notícia. Disse que discutiu com Deus dizendo que ele estava tirando quem cuidava dela.
Não foi fácil ouvir aquilo, mas eu expliquei com muito cuidado, que a nossa vida é assim. Pessoas passam por nós o tempo todo, sendo que algumas deixam marcas boas, e outras nem tanto, mas que podemos aprender algo com cada uma delas e apesar de não serem eternas, devemos enxergá-las como um presente de Deus pelo tempo que estiveram conosco.
Ela entendeu, e no dia seguinte almoçou conosco, junto com as outras crianças. Foi um almoço simples, mas fiquei sabendo que eles comem apenas arroz no almoço, então creio que o nosso macarrão com atum fez sucesso...kkk
Depois de uma semana cheia como essa, finalizamos com “chave de ouro”. Tivemos no domingo o culto de despedida e também inauguração do novo Templo, que milagrosamente foi construído em dois meses. Foi bom ter a despedida em um dia tão alegre pra Igreja, pois assim não tivemos muito espaço pra tristeza de estarmos lhes deixando.
Creio que essa é a pior parte de ser missionária. Apegamos-nos tanto às pessoas, mas estamos constantemente tendo que nos despedir. Mas tenho certeza, que será impossível esquecer tudo o que eu e as meninas vivemos nesse país, e certamente essas pessoas irão ficar sempre em nossos pensamentos.
Ah, não posso deixar de agradecer a todos vocês que nos enviaram ofertas pra que realizássemos as despedidas. Nós que estamos aqui só podemos fazer o que fazemos, com a ajuda financeira e oração de vocês.
Irei passar ainda alguns dias em Maputo, capital de Moçambique, e só irei voltar no final do mês. Estarei mandando notícias...


Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário