segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MALÁRIA...

Já havia se passado uma semana que havíamos voltado de Marromeu, quando eu acordei para um dia normal de trabalho, e por algum motivo que eu desconhecia, acordei com muita dor no corpo. Não me importei muito e saí junto com a equipe, para o bairro onde trabalhamos.
Era um dia quente, de sol, mas eu tremia de frio. Pensei que conforme começasse a andar iria melhorar, mas o frio só aumentava.
No meio do caminho percebi que minha pressão estava caindo, e comecei a perder a cor. Voltei pra casa pensando que era apenas um mal estar e que passaria no final do dia. Mas quanto mais as horas se passavam, mais sintomas apareciam. Comecei a ter dores de cabeça, dores no corpo e muita fraqueza.
Foi aí que entendi, que o que eu tinha era Malária. Certamente, em nossa viagem para Marromeu, fui picada pelo inseto da malária, e só agora estava sabendo que trazia esta lembrança indesejável de lá.
Fui ao médico, e realmente foi constatado que eu estava infectada. Comecei o tratamento, que durou quatro dias, com muitas dores, febre de 39°, e enjôos. A cada dia que se passava parecia que os sintomas pioravam.
Nestes dias meus pensamentos voavam constantemente ao Brasil, e acho que pela primeira vez pensei em voltar. Sentia falta da minha família em um momento tão difícil como esse.
Sei que isso é algo comum para os missionários, mas eu ainda sou um “aprendiz”...kkk...e isso foi muito difícil pra mim.
Como só conseguia ficar deitada, às vezes eu ligava a radio para me distrair e passar o tempo. E em um dos dias mais difíceis, me lembro que ouvi uma pregação, em que o pastor repetia por várias vezes a seguinte frase: “Os olhos do Senhor estão onde você está”.
Esta simples frase começou a entrar em meu coração e começou a me dar forças novamente. Comecei a trazer a memória, todos os momentos difíceis que já havia passado, e que Ele esteve comigo. Nunca estive só, mesmo tão longe de meu país.
E o mais interessante é que comecei a entender o porquê de estar passando por isso. Lembrei-me da pequena Lídia (história contada em postagens anteriores), que fervia em febre quando a vi pela primeira vez. Eu sabia que ela estava doente, mas eu não imaginava a dor que ela sentia, e isso sem falar nas centenas de outras pessoas que passam por isso nesse país, e agora posso entender o que sentem.
Mais uma vez constatei que o povo Moçambicano é um povo guerreiro, pois eu passei por isso com tantas condições e cuidados médicos, ao contrário do povo daqui que muitas vezes vence essa doença sem a metade do que eu tive. Passam sem reclamar, ou se abater, pois muitos precisam continuar trabalhando mesmo doentes.
Fico impressionada com a força que existe nesse povo!!!

Um comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR QUERIDA...
    ESPERO QUE JA ESTEJA BEM DE SAUDE
    ESTOU ORANDO SEMPRE PELA SUA VIDA.
    CANTE ASSIM:VOU SEGUIR OS PASSOS DE JESUS
    VOU LEVAR COMIGO A MINHA CRUZ...
    SE ESPINHOS FEREM OS MEUS PES
    EU VOU DESCANSAR NOS BRAÇOS DE JESUS
    FICA NA PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO ...
    ABRAÇOS AMADA DO SENHOR.

    ResponderExcluir