segunda-feira, 17 de agosto de 2009

História da pequena Rute...


Fui atraída pela triste história de uma menina de 15 anos, e queria compartilhar com vocês para que me ajudassem em oração.
Primeiramente, vou dar a ela o nome fictício de Rute. Meu contato com ela se iniciou logo que vim morar em Beira, e comecei a notar a casa ao lado do prédio onde moro. Uma casa pequena, muito simples, com algumas crianças, sendo uma delas a Rute, que estava sempre trabalhando. Sempre a via lavando roupas, lavando panelas, ou cuidando do bebê, independente da hora que fosse.
Aos poucos comecei a cumprimentá-la pelas manhãs, depois começamos a trocar algumas palavras, e quando percebi já estávamos criando intimidade o suficiente pra que eu perguntasse sobre sua vida.
Foi aí que entendi que ela era a empregada doméstica da família, e que morava com eles, já que sua família vive muito longe. Mas eu ainda não tinha me contentado com a história, pois sabia que havia algo a mais que ela queria me contar.
Os dias se passaram, e eu peguei malária, o que me fez ficar em casa por uma semana. Quando ela ficou sabendo, veio me visitar pela primeira vez, e trouxe um pacote de biscoito, toda intimidada. Aquilo me tocou muito, pois eu tinha certeza que diante do que ela ganha, aquele biscoito era um sacrifício pra ela, e percebi que ela via em mim uma amiga.
Alguns dias depois ela e uma amiga vieram novamente em minha casa, com a desculpa de nos ensinar um jogo. Mas, em um momento que ficamos sozinhas, comecei a perguntar a ela sobre sua família. Em meio a lágrimas ela me contou tudo.
Descobri que ela sempre morou com seus pais, que trabalhavam na machamba (plantação), e que sua irmã mais velha morava em Beira. Mas um dia ficaram sabendo que o esposo de sua irmã havia falecido e assim ela teve que vir para ajudar a irmã, apesar de ser uma criança de apenas oito anos.
Foi então que sua irmã recebeu a visita de uma feiticeira, que disse que ela iria morrer naquela noite, o que realmente aconteceu, de forma inexplicável. Com isso, a Rute, que ainda era muito novinha, teve que sair em busca de emprego, já que não tinha quem lhe ajudasse a voltar para casa.
A primeira casa que trabalhou foi muito maltratada, e então saiu para procurar outro emprego. Foi aí que encontrou a casa que trabalha atualmente, ao lado da minha.
Já faz sete anos que a Rute está tentando juntar dinheiro para ir ver seus pais, que segundo ela, nem sabem que a irmã morreu.
Fora o dinheiro da passagem, ela disse que quer também comprar roupas para sua família, e disse que só depois de ter conseguido tudo isso, poderá voltar para sua casa. Pra minha maior indignação, descobri que a passagem custa apenas 500 meticais, que é o equivalente a menos que 50 reais.
Isso sem falar, que seus pais, depois de sete anos, já podem ter se mudado, ou até morrido, o que lhe traz mais insegurança ainda.

Fiquei muito triste com isso, e percebi que essa menina sofrida, precisa, antes de qualquer coisa, conhecer a Jesus e seu amor por ela. Precisa ser curada, e depois, ser levada para seus pais, para contar sobre a morte da irmã.

Esta semana vou iniciar um discipulado com ela, e vou começar a estudar melhor o caso, pra ver como poderemos ajudá-la a voltar para casa.
Não acredito no acaso, e tenho certeza que se hoje conheci essa menina, é porque Deus tem algo pra vida dela. Creio em um Deus de milagres, e que com certeza pode transformar a vida de Rute.

Nos ajude em oração!! Estarei trazendo notícias com o tempo.



3 comentários:

  1. Graça e paz a vc....estarei em oração por vcs...que o Senhor te de muita sabedoria e unção pra trabalhar com a Rute....Declaro que em nome de Jesus a história dela vai ser mudada, porque chegou o Reino de Deus na vida dela...Glória a Deus pela sua vida Bruna...vai nessa tua força Valente Guerreira....
    Abraços...Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Lindo seu blog. Palavras lindas.
    O índio que te falei chama-se Almir Surui. Achei o video do programa em que ele fala sobre o projeto, deve estar mais para o finalzinho. http://videos.r7.com/roberto-justus-estreia-novo-programa-na-rede-record/idmedia/4eedcd4b92bb0125f5d86608.html
    Beijos!

    ResponderExcluir