terça-feira, 17 de março de 2009

A cada amanhecer, uma nova vitória!!


Doze dias se passaram, e apesar da saudade que sinto de todos vocês minha adaptação nesta nova cultura tem sido muito rápida, graças a Deus. Muitas coisas são parecidas com o Brasil: o clima quente, a alegria das pessoas, a comida de um modo geral entre outras coisas; e todos estes fatores têm colaborado para minha adaptação.
A língua falada aqui em Maputo ainda que seja o nosso português, há um sotaque do português de Portugal e com isso apresenta algumas novidades, como por exemplo, não se usa a forma do gerúndio na formação das frases. Ao invés de “estou andando” se diz “estou a andar”. Há também algumas palavras interessantes como, “mata bicho” ou “pequeno almoço” que é o nosso “café da manhã”, “casa de banho” que é o nosso “banheiro”, “camarata” ao invés de quartos, “rapariga” ao invés de “menina”, e “borla” é usada para dizer que algo é “grátis”.
Fora isso, existe o dialeto local chamado xangana. É até mais usado do que o português, e por isso ficamos tão confusos pra entendê-los às vezes. Já aprendi algumas coisas, mas não sei se vou conseguir escrever corretamente. “Famba na Yessu” significa “vá com Deus” e “Dzi Xile” significa “Bom dia”. Aprendi outras, mas não vou nem arriscar em escrever, porque tenho certeza que irei escrever errado.
Bom, fora essas curiosidades, queria dizer o quanto estou feliz de estar aqui. Assim que cheguei comecei a dar aulas de reforço para seis alunos de primeira série junto com minha amiga, mas as professoras das outras séries logo vieram atrás de nós para pedir ajuda, e agora estamos dando aula todos os dias, de manha e à tarde, para alunos de primeira à terceira série. Fiquei impressionada quando começamos, não esperava que seria um desafio tão grande. As crianças por só usarem o português em sala de aula, não sabem ler e escrever quase nada. Muitos não sabem nem as cores e números, e a maioria não consegue nem escrever o próprio nome.
Mas estou empolgada, e creio que este será o primeiro milagre: ensinar essas crianças a ler e escrever em um mês...kkkkk....As aulinhas sempre começam com uma oração e algumas músicas bíblicas. Depois trabalhamos com coordenação motora, cores, números e letras. Tem sido muito bom ver o crescimento delas e a sede de Deus que elas tem desde pequenas. Quando chega sexta feira, elas estão felizes, e dizem o tempo todo que domingo irão à igreja.
Fora isso, todas as segundas é realizado um evento chamado Som do Céu. O Pr. Jessé aluga um teatro que fica bem no centro da cidade, e então os jovens do projeto Arco Íris que são ótimos músicos, fazem um louvor evangelistico, que é sempre seguido por uma palavra de algum pastor convidado. Os jovens do projeto se dividem em três equipes, intersessão, evangelismo e louvor, e todas as semanas pessoas que na maioria das vezes são atraídas pela qualidade do som, conhecem a Deus e entregam a sua vida a Ele.
Estou impactada com o temor e responsabilidade que esses jovens tem. Creio que esse país será transformado por essa geração!!!
Mais uma vez agradeço a todos que estão me apoiando financeiramente e em oração para que eu estivesse aqui. Deus abençoe vocês!!

Beijos!!!!

6 comentários:

  1. Essa foto ficou demais, linda bru..
    Que benção que está se adptando rápido, isso é muito bom....imagina como que vc naõ está com estas crianças ai .....lindas e bem branquinhas...vc nem gosta de criança né???/ Que Deus continue te abençoando todos os dias, te dando graça, garra, força, ousadia...e tudo mais que uma filha Dele precisa para ser luz e causar impacto....
    te amo muchooo
    maysa

    ResponderExcluir
  2. Qu lindo BrU estou muito Felizzzzz que vc esta felizzz !!!! Que Deus continue te abençoando ai e estou orando por vc e por essa equipe maravilhosa!!!! Amo vc demais estou com saudades!!!
    Bjão Dé.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna ,estou muito feliz por te ver tão contente.Que Deus esteja acrescentando a cada dia graça e sabedoria para voce trabalhar e ensinar este povo .Estamos com saudades e muitas pessoas tem perguntado por voce .
    As fotos estão lindas !!!!!
    Continue sempre dando notícias.
    Um beijão pra voce e para todas aí!!!
    Sua tia que te ama muuuuuito

    Simone

    ResponderExcluir
  4. Oie Bruninha, que legal que vc tem blog... agora dá pra acompanhar suas noticias...
    te add, ta?
    bjO!

    ResponderExcluir
  5. Minha priminha linda.
    Tô tão feliz por vc!
    Cada dia q vejo uma foto nova, meu coração se enche de alegria e saudade!
    Que orgulho de tudo oq vc tem feito.
    Parabéns!
    Vc é uma vencedora, uma guerreira.

    Te amo muito, minha irmãzinha.

    ResponderExcluir
  6. oi bruninha

    aqui estamos somente dando Gloria a Deus pela sua vitoria
    o tempo de cantar a nossa vitoria é chegado ..
    por vc estar ai vencendo um leão a cada dia
    é vitoria
    p nos

    estou feliz demais por ti viu
    aqui muito camarão na moranga
    rsrsrsrsrsrsrs ainda nem fizemos
    é q vamos deixar p fazer qdo vc vir de volta ta
    rsrsrs isso é p mostrar o qto te amamos viu
    rsrsrsrs
    bjus
    fica com Deus e vai cantando a vitoria ai minha irmã

    vamos orando***

    ResponderExcluir